No dia 24 de setembro do corrente ano, a ouvidoria participou da reunião do Grupo de Trabalho Participação Cidadã, fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) e o Instituto de Estudos Técnicos e Investigação da Argentina (IETEI).
Participaram o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), representando o Brasil. Pela Argentina, estiveram presentes os Tribunais de Contas de La Pampa, Mendoza, Cuentas de La Rioja e Buenos Aires. A reunião teve como foco o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da transparência nas ações dos tribunais de contas dos dois países.
Durante o encontro, foram discutidos os estudos já realizados até o momento em ambos os países sobre o nível de maturidade e funcionamento dos portais de transparência dos tribunais de contas, bem como sobre a percepção e o conhecimento que a sociedade possui acerca das atividades desses órgãos. Como resultado das discussões, ficou acordado avançar na criação de um formulário padronizado para a realização de um levantamento conjunto e simultâneo.
Para facilitar o desenvolvimento do formulário, o Tribunal de Contas de Mendoza disponibilizará dois estudos já concluídos. O Brasil também contribuirá com dados sobre a temática da Transparência Pública. Esses materiais servirão de base para a construção de um questionário de levantamento, que será realizado em conjunto entre os países. Ao final da reunião, também foi acordado que os representantes irão investigar a possibilidade de incluir o Paraguai nesta iniciativa de intercâmbio e colaboração, visando o fortalecimento da transparência nos tribunais de contas.