Atualizado em 26/02/2025

Terceira reunião de alinhamento do Gaepe-RN reúne 11 instituições

Encontro é o último passo de alinhamento entre entidades e organizações que comporão a governança, que será lançada no dia 17 de março de 2025

Na manhã desta quarta-feira, 26 de fevereiro, ocorreu a terceira reunião de alinhamento do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Rio Grande do Norte (Gaepe-RN) com a participação da coordenação da governança, constituída pelo Instituto Articule e o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), e outras nove instituições convidadas a integrarem a governança.

Além da coordenação do Gaepe-RN, neste encontro participaram representantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-RN), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), da Vigilância Sanitária do Estado, do Conselho Estadual de Educação (CEE-RN), do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Consec), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), da Federação do Comércio de Bens, serviços e Turismo (Fecomércio RN), do Fundo das Nações Unidas pela Educação (Unicef) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Abrindo o encontro, o conselheiro do TCE-RN Gilberto Sales destacou a relevância desse passo no estado. “Temos uma infinidade de oportunidades de melhoria e de cada instituição contribuir e cumprir mais efetivamente seu papel na sociedade. Estou convicto que esse Gaepe será um diferencial pois ele parte do princípio de que as instituições estão compreendendo a sua importância”.

O presidente do CEE, Aécio Cândido, se mostrou animado com a iniciativa. “O próprio nome, gabinete de articulação, para pensar políticas públicas, me deixa entusiasmado. Essa articulação é complexa, pois passam por pessoas e processos, mas sem ela, nossas ações dificilmente se efetivam”.

Clamida Stela, representante do Consec: “O Consec fará a entrega necessária naquilo que estiver diante das possibilidades dele. Eu acho que essa articulação vai ajudar muito todos nós, agentes, na construção da política infanto e juvenil do Estado”.

A conselheira do CEE, Leidiana Bacurau, destacou a potência do trabalho conjunto. “Fico feliz de presenciar esse momento de articulação para a efetivação de um planejamento estratégico articulado para resolver problemas que, para algumas instituições, parecem tão grandes, mas que, juntos, certamente nós maximizaremos os esforços e alcançaremos resultados melhores”.

Daniella Mafra e Anne Karenini, do Sesi-RN afirmou que a FIERN está à disposição para colaborar, a partir da expertise do Sesi. Nilson Silva, oficial de Educação do Unicef nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, ressaltou que a entidade se coloca à disposição para ajudar no que for necessário.

Tatiana Bello, coordenadora geral do Instituto Articule, apresentou o propósito da organização, o que são os Gaepes e como funcionam. Ela ressaltou que os resultados da governança dependem do engajamento das entidades integrantes. “Desde o momento em que definimos a agenda de prioridades até o desenho e encaminhamento de soluções é fundamental que estejamos juntos, dialogando e atuando de forma colaborativa e coordenada”.

Como nas reuniões anteriores (confira os links abaixo), foram levantados junto aos participantes sua percepção sobre o que seriam os principais desafios da educação no estado. Entre os pontos apontados, estão:

  • falta de integração e articulação das ações;
  • alta evasão escolar;
  • desinteresse dos estudantes pela escola;
  • reordenamento da rede escolar;
  • lacunas na formação dos gestores escolares;
  • desafios relacionados a contextos socioeconômicos, como baixa renda;
  • ausência do regime de colaboração;
  • problemas de infraestrutura escolar;
  • falta de processos e cultura de avaliação;
  • necessidade de ampliar educação em tempo integral.

Lançamento em 17 de março

A instalação do Gaepe-RN será oficializada em um evento com todas as instituições participantes da governança, prefeitas e prefeitos, além de secretárias e secretários municipais de educação de todo o estado.

O encontro ocorrerá no dia 17 de março, na sede do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. Mais informações serão divulgadas em breve nos canais do Instituto Articule e do TCE-RN.

Sobre o Gaepe-RN

O Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Rio Grande do Norte (Gaepe-RN) é uma governança horizontal de diálogo e colaboração entre os governos locais, as instituições do setor público envolvidas na política educacional e a sociedade civil. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Articule e pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), parceiro na sua implementação. Idealizados pelo Instituto Articule, os Gaepes são resultado de um acordo de cooperação com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação. Saiba mais.